segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Pássaros tem asas... PESSOAS têm LIVROS!

Olá, Pessoinhas!! Tudo bem? 💖

Que saudade de poder sentar no chão em uma roda de leituras e poder contar e ouvir histórias...


      A leitura nos leva em viagens fantásticas sem sairmos do lugar!
    Com ela você pode conhecer pessoas, lugares, costumes, ensinamentos sem gastar nadinha. 😜

     Quando abrimos um livro, um portal mágico se abre também e ao ler suas páginas vamos pouco a pouco entrando em aventuras, fantasias, suspenses, romances 😍... cada livro um lugar... cada história um amigo novo.

     Por isso é tão importante ler... não importa o quê, LEIA!

     Lendo você também aprende novas palavras, seus significados e como são escritas aumentando assim o seu vocabulário, compreendendo que há um mundão de outras coisas para se viver e experimentar.


      Enquanto lemos, nosso cérebro além de registrar as palavras e informações do texto, também vai criando novas ideias e possibilidades a partir do que estamos lendo exercitando assim nossa criatividade, pois imaginamos as cenas em nossa cabecinha fazendo com que todas as partes lá de dentro do nosso cérebro fique bem "forte" e pronto para pensar bem rapidinho em qualquer situação.


     A leitura em família, na escola, entre colegas... seja lá com quem for é um forte aliado para uma aprendizagem afetiva.
     O tom da voz ao ler, a troca de olhares entre os que ouvem com quem está lendo, os comentários que surgem durante a leitura... isso tudo fica registrado na memória (das crianças principalmente) e tem grande impacto positivo na construção de um ser humano.
     Para adquirir novos conhecimentos, as pessoas buscam em seus subconscientes alguma experiência, seja positiva ou negativa, para ter como base e facilitar as conexões... contudo caso a pessoa seja pobre dessas experiências sentirá certa dificuldade em adquirir novos conceitos por causa da ausência de experiências. Não significa que por conta disso ela não irá aprender. De modo algum! TODOS SÃO CAPAZES DE APRENDER, cada um do seu jeito e no seu tempo. Mas quando temos experiências, e se forem positivas melhor ainda, a aprendizagem acontece mais rápida e fácil, pois já experimentamos na prática o que está sendo exposto na teoria.
     Pode parecer muito técnico isso, contudo acredito que TODOS NÓS SOMOS RESPONSÁVEIS PELO ENSINO E APRENDIZADO DO OUTRO, afinal vivemos em sociedade... ninguém vive só e  por isso a importância de compreender que meus atos influenciam nos atos alheios e vice-versa.

💁 Os benefícios de ler

     PRAZER
          Através das leituras próprias  para as crianças elas podem se divertir com as histórias encontradas.

     HABILIDADES LINGUÍSTICAS
          Quanto mais se lê, melhor se escreve e melhor se comunica.

     CONHECIMENTOS
          Ao mesmo tempo em que a leitura desenvolve o senso crítico das crianças, elas também são capazes de aumentar a variedade de experiências vividas por esses pequenos.

     CONCENTRAÇÃO
         Isso contribui também com o comportamento dela perante outras pessoas, pois ela pode se tornar uma excelente ouvinte.

     CURIOSIDADE
          Imaginar vai ser o forte de uma criança que gosta de ler.

     Então pra te deixar bem convencido de que ler e estimular a leitura desde a infância é mega importante, vou deixar essas dicas pra vocês. 😉

São dicas simples e que valem para todas as faixas etárias:

- É muito importante ter ao alcance das crianças (seja em casa ou na escola) diversos livros e revistas adequados à idade. Livros de literatura infantil, revistinhas tipo gibi, revistas educativas, suplemento infantil de jornais, etc.

- Para criar crianças leitoras, é importante que sejamos adultos leitores. Tenham sempre o momento da leitura, onde o adulto também pegará seu livro para ler.

- Ler para as crianças deve ser um hábito da rotina de vocês. Ler um variado repertório de livros: contos, poesias, charadas, músicas, etc.

- Quando as crianças assistem a algum desenho ou filme e ficam atentas à TV, é sinal de que gostaram do que estão assistindo. Que tal verificar nas livrarias se há algum livro que tenha o mesmo tema?

- Também é legal pedir para recontarem o que acabaram de assistir, estimulando a oralidade.

- Fiquem atentos aos interesses das crianças. O que gosta de ler, assistir, ouvir... Assim fica mais fácil oferecer leituras que deixarão as crianças motivas e interessadas.

- A partir de experiências vividas na escola, ou em casa, as crianças podem “passar para o papel” estas vivências. Primeiro, construindo o texto oralmente, como numa história. Depois, estruturando o texto no papel.

- Visitem bibliotecas e deixem as crianças escolherem o livro que gostariam de ler.

(Dicas retiradas do site escolagames.com.br)
   

     Nas abas de nossa página você pode encontrar em HISTORINHAS e LEITURINHA sugestões de histórias para serem lidas e ouvidas.



     Espero que nosso papo de hoje tenha ajudado a compreender melhor a importância em estimular a leitura.
     Gostaria de saber como acontece o momento de leitura em sua casa e se ainda não acontece, como você imagina fazê-lo?
     Deixe nos comentários a sua opinião sobre a importância da leitura na vida de uma sociedade e do cidadão. Quero muito te ouvir 😍

Acompanhe e siga nossas páginas nas redes sociais:
Facebook: /professoraidalice
Instagram: @idalice.ornellas 
Youtube: Idalice Ornellas     


Um grande beijo 💋 e até breve!
Idalice Ornellas 👸



     


x




Nenhum comentário:

Postar um comentário

FICHAS DE LEITURINHA

 Oiê...     Aquecendo as turbinas para decolar em 5, 4, 3, 2, 1,0 💥🚀     Com essas fichas de leituras tenho a certeza de que os pequenos t...