sexta-feira, 27 de março de 2020

Educar dá trabalho, mas também dá FRUTOS!

     


                                                                                 Olá, Pessoas!
     Quem nunca arrancou os cabelos ao esbarrar em uma atividade que previamente declaramos CHAAATAAAAAA... não há quem nos motive enquanto mantivermos essa ideia fixa: "QUE TAREFA CHATA!😟" Daí vamos adiando, adiando, adiando até o dia em que não dá mais para deixar de lado  enfim a realizamos... Só que no meio do processo encontramos significado para a tarefa que nos obrigaram a fazer. No descobrir o significado, a tarefa muda... na verdade nós é quem fomos modificados pela ação e buscamos focar no que há de positivo nessa, agora, bendita.    Se nós adultos pensamos e nos sentimos assim, imagine a criança?
   Sim... a criança também tem sentimentos e ao contrário do adulto (ou deveria ser, né?) ela não sabe explicar o que sente daí aparecem as birras e tuuudoooo mais.😞
   Entendo, quanto adulto, que há o "mal necessário" apenas por auto reflexão (embora as vezes seja necessário um compartilhamento de ideias para chegar a essa compreensão, rsrsrs), mas a criança precisa ser conduzida a essa reflexão sendo auxiliada a tomar boas escolhas, mesmo que essas boas escolhas aparentemente sejam más, ou chatas 😕 para que aprendam enfim ressignificar

   Vamos fazer uma experiência? Pense como uma criança agora e escolha enumerando por critério de prioridade as opções que seriam boas (divertidas) pra você: VOCÊ CRIANÇA! 


ESCOVAR OS DENTES  NA HORA DO DESENHO - COMER VERDURAS E LEGUMES - IR Á ESCOLA - LEVANTAR CEDO - PARAR DE BRINCAR PARA FAZER A LIÇÃO DE CASA - ESTUDAR A TABUADA PARA MEMORIZÁ-LA.
Difícil não é?

   Mas e se você pudesse brincando fazer tudo isso? E se você fosse conduzido a compreender a necessidade que está por trás dessas tarefas chatas?
   São atividades de rotina na vida de pelo menos 99% dos seres humanos, isto é, devem obrigatoriamente serem realizadas todos os dias.

   Neuroestudiosos afirmam que atividades repetitivas "constroem caminhos sólidos" em nosso cérebro fazendo com que essas ações se tornem hábito, passam a fazer parte de nós e a realizamos no "automático" após pelo menos 3 meses de rotina. Quero dizer que se tornarmos um hábito fazer as lições, escovar os dentes... compreendendo a vital necessidade dessas atividades, a princípio chatas, logo estaremos fazendo naturalmente sem que haja a cobrança.
   "Educar dá trabalho, sabia?" Sim, sei disso e também quero te dizer que "Educar dá trabalho, mas também dá FRUTOS!" nunca se esqueça disso.😜

   E é apostando nessa minha afirmação que busco alternativas para tornar o chato no mínimo "legalzinho"🙈
   Deixar os celulares, tablets, brinquedos, tv de lado é muito difícil... porquê afinal somos crianças e queremos nos divertir, não é mesmo?
   Mas se utilizarmos essas ferramentas no ensino? Se utilizarmos aplicativos para auxiliar na alfabetização? E se brincarmos para memorizar as famílias silábicas?
   É disso que estou falando... podemos utilizar o novo sem descartar o velho.😏
   Hoje buscamos significado em tudo que fazemos, que dirá as crianças!
   Essa atividade que bolei para trabalhar as famílias silábicas aborda justamente  isso: é uma cartilha repaginada.
   No lugar do velho BA - BE - BI - BO - BU logo de cara, descobrimos que desenho é aquele que está na ficha. Depois falamos o nome dele e "dividimos" nos dedos as sílabas para descobrirmos quem é a primeira sílaba e assim registrar o fonema que está sendo pedido.
   O desafio é olhar para a figura e não falar  nome dela, mas a primeira sílaba.


   Esse grupo de imagens pode e deve servir de apoio para as demais atividades que acabam nos enigmas: escrevemos palavras utilizando apenas as figuras de apoio dessa atividade. Lembra da escrita em códigos em nossos diários da adolescência? É mais ou menos isso.
   O desdobramento desse apoio vai depender de sua criatividade e da maturidade que você irá despertar nos pequenos guerreiros.
   Ouse traçar caminhos diferentes e dê uma repaginada em suas atividades e conceitos.
   Em hipótese alguma estou dizendo que seu ensino é antiquado, mas estou te motivando a buscar novos ares, novas maneiras para desempenhar as tarefas do cotidiano.

Espero que tenham gostado das ideias.💓
Curta e compartilhe também. Ficarei muito feliz em poder trocar com você.
Até breve,
💋💕👸








Um comentário:

  1. Não consegui descobrir qual a imagem da figura que começaria com PO (primeiro grupo de imagens). Qual seria?

    ResponderExcluir

FICHAS DE LEITURINHA

 Oiê...     Aquecendo as turbinas para decolar em 5, 4, 3, 2, 1,0 💥🚀     Com essas fichas de leituras tenho a certeza de que os pequenos t...