segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Um pé de que?


Olá, Pessoinhas! Tudo bem?

     No dia 21 de Setembro, comemoramos o Dia da Árvore, vocês sabiam?

     E para comemorar essa importante data organizei umas atividades bem legais para conhecermos um pouco mais desse ser vivo que muito nos ajuda ter uma vida saudável não só por nos alimentar com seus deliciosos frutos, mas principalmente por nos ajudar a ter um ar limpo para respirarmos e um ambiente mais fresquinho.

     Na nossa aba HISTORINHAS você vai encontrar o famoso conto "João e o pé de feijão" para você assistir e na aba LEITURINHA tem a versão para ler e contar.

     Agora... me conta aí: Você já plantou alguma coisa? O que você plantou? Com quem você plantou? Você usou sementes ou pedacinho do caule para plantar? Essa plantinha cresceu?

     Responde lá  os comentários para eu saber suas respostas e se você ainda tiver essa plantinha em casa poste uma foto dela lá na minha página da rede social. 😍

     Aqui na minha casa eu tenho uma pequena floresta no meu apartamento 😂😂😂😂 clique aqui nesse link #florestanoapt  para vocês verem algumas fotos.

     Então sem mais enrolação... vamos para as atividades! 💋

Partes de uma planta

   As partes da planta são: raiz, caule, folha, flor, fruto e semente.
     As plantas são seres vivos e, assim como as pessoas, elas também nascem, crescem, se reproduzem e morrem. A diferença é que elas não são humanos, são vegetais.
     Para as plantinhas viverem, cada parte delas tem que fazer o seu trabalho. Vamos saber quais são?

                              

RAIZ: A raiz é a base das plantas. O seu trabalho é puxar da terra a água e a os nutrientes para as plantinhas, como se fosse um canudinho num copinho de água. A maior parte das raízes fica embaixo da terra e pode ter vários formatos e tamanhos. Você sabia que nós comemos algumas delas? Exemplos: mandioca, cenoura e gengibre.

CAULE: O caule é a parte que deixa a planta de pé. O seu trabalho é levar os nutrientes que a raiz sugou e repartir pela plantinha toda.
Ele também pode ser chamado de tronco. Nem sempre eles são iguais: cada planta pode ter um caule de tamanho, formato, textura e cor diferentes. 
O caule é muito importante para todos nós. Além de comermos alguns deles (Exemplos: cana-de-açúcar, palmito e alho-poró.), eles servem para fazer o lápis e o papel que usamos na escola. 

FOLHA: A folha é verdinha, porque tem clorofila, que é como se fosse uma tinta. O trabalho da folha é transformar a luz do sol em energia. Isso faz com que as plantinhas cresçam saudáveis.
Há algumas folhas que nós podemos comer. As saladas, tão boas para a nossa saúde, são feitas com folhas. Exemplos: espinafre, couve, alface e rúcula.

FLOR: A flor deixa as plantinhas mais bonitas e cheirosas! Mas o seu trabalho não é só enfeitar as plantas, não. A principal tarefa da flor é formar os frutos e as sementes.
Você sabia que também há flores que nós podemos comer? Elas deixam o nosso prato bonito, além de serem deliciosas. Exemplos: brócolis, couve-flor e alcachofra.

FRUTO: O fruto é a parte da planta que nós mais comemos. Os frutos são gostosos, nutritivos e também têm o trabalho de proteger as sementinhas.
Na maior parte das plantas eles ficam pendurados nos galhos e, quando estão maduros, caem no chão. Exemplos: tomate, pepino e berinjela.

Você sabia que a fruta é um fruto doce e comestível? Pois é! Comer frutas todos os dias faz muito bem para a saúde. Mas afinal, qual sua fruta preferida?

SEMENTE: A semente é pequenininha e fica escondida dentro do fruto. O seu trabalho é dar origem a uma nova plantinha. Quase todos os dias nós comemos sementes. Você sabe qual é a semente que costumamos comer mais? Aí vão alguns exemplos: arroz, feijão, milho e lentilha.
                      
fonte:https://www.todamateria.com.br/partes-da-planta-kids/










Espero que curtam bastante!
Deixe no comentário abaixo quais são suas plantinhas favoritas...
Suas favoritas são apenas as de comer ou de enfeitar também? 😁
Compartilhe com seus amiguinhos nosso blog e ajude a espalhar nossas ideias.
Beijos e até breve.
💋💖👸






Nenhum comentário:

Postar um comentário

FICHAS DE LEITURINHA

 Oiê...     Aquecendo as turbinas para decolar em 5, 4, 3, 2, 1,0 💥🚀     Com essas fichas de leituras tenho a certeza de que os pequenos t...