sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Alimentação saudável é também viver de forma sustentável!

Olá, Pessoas!


     Continuando a série SUSTENTABILIDADE, nesse post publicarei as atividades realizadas abordando o tema seríssimo sobe o Combate a Obesidade Infantil.


     Há um mito de que criança gordinha é saudável, principalmente entre os antigos já ouviram isso? Se a criança não tem dobrinhas é porquê algo está de errado com ela, daí toma farmaco vitamina... entope a criança de estimulante para abrir apetite... quando chega na adolescência o ser come igual a um trator desenfreado (o que na adolescência já acontece por natureza, acaba potencializado pelas "vitaminas").
     Sem contar com o bum dos fast foods, dos alimentos congelados, dos nuggets da vida cheios de sódio, os franguinhos que incham como balão de festa por receberem hormônios a doidado para dar conta de uma população faminta. "Geração miojo"... tudo precisa estar pronto em 3 minutos pois estão mega ocupados (na verdade mimados por ausência de atenção).
     Então as refeições são assim: monocromáticas, gordurentas, acompanhadas de refrigerantes (ahhh mas eu tomo suco, sua chata!... mas é de pozinho ou garrafinha, querida? DÁ NO MESMO!) sentados no sofá e a frente da tv.
     Legumes, verdura... Deus me defenda! Como dizia meu esposo "alface engorda... você vê um  monte de gente gorda comendo alface e nada de emagrecer!" É dizia... pois ele hoje é um desses adultos que a Mamis achava lindo bebê bolota e entupiu de "vitaminas"... daí a fome é avassaladora!! Estamos lutando para mudar nossos hábitos para que nossos filhos tenham saúde e possam ser adultos saudáveis.
     Quanto professora chata que sou (assumo mesmo, galera)✋, brigo muuuitooo com os meus alunos sobre a alimentação.
     Nossa Rede disponibiliza, através de nutricionistas, um cardápio balanceado com tudo que uma criança necessita para estar bem alimentada.
     Previamente já peço desculpas para as outras Unidades, mas a verdade deve ser dita, nossa equipe de cozinha dá um show na preparação das refeições... minha sala fica em cima do refeitório e ficamos aguando com o cheirinho do refogado...😓 acho que minha turma é a que desce com mais fome...rsrsrrsrs.

     No início do ano sofri com alguns alunos (ainda tenho uma que só Jesus na nossa vida!!) que não queriam comer isso... ou aquilo... "nada de feijão, tia!" e outro "não como legumes... eca!" Aaafffffff...😤 Mas foi indo com muitas caras e bocas... muita briga e "olha que vou te dar comida na boca, hein!" foram experimentando e como não poderia ser diferente, aceitando deixando até os pais boquiabertos com a mudança que refletiu até em casa (isso nas casas em que os pais desejavam ver seus filhos saudáveis, pois existem alguns que a vontade é de serem colocados na panela... ai, ai...👎)

     
     Assistimos a vídeos do YouTube (vou deixar o link aqui) desenhos que abordam a importância de uma alimentação saudável e os efeitos da alimentação não saudável pra nosso desempenho cognitivo e saúde no geral. Expliquei também que não se trata de uma questão de estética, MAS DE SAÚDE.


     Conhecemos a Pirâmide Alimentar e entendemos o porquê é uma pirâmide a representação ( a base da pirâmide é que é o sustento dela) compreendemos concretamente ao utilizar um bloco lógico no formato triângulo "grosso" onde coloquei de pé com sua base sustentando-o e se manteve de pé, ao inverter colocando a ponta superior como base, o triângulo não se sustentou e caiu. Logo concluímos que os alimentos que constituem a base da pirâmide é o que deve constituir de maior quantidade em  nossas refeições e os demais devem ser consumidos moderadamente, principalmente os que assumem o topo da pirâmide.


     Aprendemos que os Nutriamigos (Carboidrato, Vitamina, Gordura e Proteína) devem estar presentes em nossas refeições e a função de cada um para uma vida saudável e longínqua. Brincamos de dizer os nomes dos alimentos e classificá-los dizendo qual Nutriamigo ele pertence.
     Escrevemos os nomes dos alimentos sistematizando essa etapa e desafiando a escrita espontânea com autocorreção, pois a medida em que escreviam e percebiam que algo estava errado buscavam apoio nos visuais expostos na sala e corrigiam sua produção, sem contar com os fortes ventos que sopravam letras para formarem os pedacinhos...rsrsrsrsrs

   

   




 

     Com a pirâmide alimentar e os Nutriamigos, levantamos a reflexão de que SOMOS AQUILO QUE COMEMOS onde as imagens abaixo fora deixada para que fizessem interpretações e indagações levando a discussão a cerca dessa afirmação.

 

   
     Para concluir o pensamento do que é saudável e não saudável, realizamos duas listas onde destacamos alguns alimentos para servirem de alerta para os colegas e para eles mesmos lembrando que a saúde depende da responsabilidade de cada um
 

 

 

     E ficaram assim as listas:

  


      Viram como a sistematização do conteúdo vem de forma espontânea quando contribuímos para a apropriação do assunto? Quando a criança se sente segura sobre o que está falando, a escrita acontece de modo muito mais agradável e natural, a final pensa comigo... no processo de aquisição da fala primeiro nos municiamos do vocabulário ouvindo para posteriormente falarmos, não é? Isso se dá de forma natural. Por quê com a escrita deve ser de forma diferente?
     Sou a favor da escrita entendível, claro... não é qualquer conglomerado de letras sem fundamento que se trata a escrita espontânea... devemos como facilitadores desse processo valorizar e fomentar a,linha de raciocínio que levou esse indivíduo a registrar de tal maneira. Mas isso é assunto ´para uma próxima postagem... estou com a cabecinha fervilhando de ideias para esse assunto!

     Gostaram das ideias? Deseja utilizá-las? Fique a vontade. Comente aqui em baixo suas experiências com esse assunto e sugestões de novas postagens.
     Compartilhe essas ideias e me ajude a aumentar a teia de amantes pela educação (principalmente a pública de qualidade)!
     Levante você também essa ideia!

Até a próxima, 💋💖👸











Nenhum comentário:

Postar um comentário

FICHAS DE LEITURINHA

 Oiê...     Aquecendo as turbinas para decolar em 5, 4, 3, 2, 1,0 💥🚀     Com essas fichas de leituras tenho a certeza de que os pequenos t...