terça-feira, 6 de agosto de 2019

" Uma vez que você aprende a ler você será livre para sempre!"

 Olá, Pessoas!!


     Vivaaa!!
     Estou conseguindo publicar com menos intervalo de tempoooo!!! 👍😀

     Não tinha como deixar de vir compartilhar com vocês o retorno às aulas... tiveram muitos abraços e beijinhos... mimo delicioso... e a declaração de uma pessoinha dizendo que não gostou das férias porquê ficou longe de mim! 💖 #BaboMesmo
     Mas também rolou o comentário " A tia voltou boa e má!"...rsrsrsrs... pois colocamos em dia nosso caderno de produção de textos escritos (Projeto Caderno de Autógrafos) 😎
     Tuuuudooo bem! Eu já fui criança e era um tédio voltar das férias já tendo que escrever... eu queria pintar e brincar.. logo entendo os comentários, mas que eles não leiam essas palavras...kkkk

     Falando do Projeto Caderno de Autógrafos... como prometido, explicarei nessa postagem a ideia.
     Trata-se de um caderno (uso individual) em que a primeira parte é destinada a atividades escritas com finalidade de resumir, resgatando os conteúdos expositivos, registrando o aprendizado.
     Na segunda metade do caderno, pequenas fichas de leitura (tipo aqueles das cartilhas seguindo a sequência: famílias silábicas, palavras e pequeno texto) servirão para lembrar as "familinhas", treinar a concentração e fluência para leitura de livros propriamente ditos (Projeto Mala viajante do Sr. Alfa Beto).
     Esse material, ao final do ano, será presenteado aos pais como agradecimento pelo acompanhamento e dedicação nesse período tão importante para um ser: LER! Afinal o casamento família x escola deve resistir!!!

     Ao ser enviado para casa esse caderno, a criança com auxílio de um adulto, treinará a leitura da ficha e quando sentir-se confiante, compartilhará essa leitura com uma pessoa.
     A página seguinte da ficha estará reservada para dedicatórias (como recadinhos e mimos) deixados pelo ouvinte CASO A CRIANÇA TENHA LIDO DE CARREIRINHA ...rsrsrsr... digo com fluência. Se não, é dada outra chance de treino e uma nova leitura será realizada.
     O objetivo é que a criança leia para o máximo de pessoas possível, valendo repetir o ouvinte que por consequência deixará outro "autógrafo".
     No dia combinado ( determinamos levarem na sexta voltando na segunda), o caderno retornará para a escola e a criança escolherá um funcionário para ler sua ficha. Esse funcionário também deixará seu autógrafo caso a leitura seja EXCELENTE... o que garantirá um presente pelo sucesso alcançado. 💪🏆


     "Poxa... mas e a criança que não estiver lendo com excelência? Não ganhará o presente?"
     Lamento, mas não ganhará... acaso você ganha seu salário se não trabalhar? Alcança bom condicionamento físico caso não faça exercícios? 💁
     As crianças entendem muito mais do que podemos imaginar, e é claro que todas as regras devem ser minunciosamente explicadas e com a garantia de que foram compreendidas... tudo as claras!
     Por essa maneira que devemos instruí-las a treinarem sempre a leitura e a escrita... pois é um processo que vem de dentro... eu não posso ler por você e nem você pode escrever pra mim... é um esforço individual, mas que deve ser acompanhado, estimulado... sozinho não chegamos a lugar nenhum!


     O estímulo é um fator externo, ou seja, é o que o outro faz para que desperte em mim o desejo (a motivação) para realizar determinada coisa ou não.
     Isso mesmo... realizar ou não!
     Devemos entender que para decodificar um código não se trata de ser fácil ou difícil... o que determina isso são os estímulos e a funcionalidade que compreendo desse esforço.
     Coloque-se no lugar de um aprendente!
     Você já aprendeu um outro idioma?
     Até mesmo o Espanhol, classificado como o mais fácil (o que não é na minha opinião), tem suas pegadinhas... a pronúncia, o sotaque e os falsos coguinatos (palavras que parecem com as do nosso idiomas mas que possuem outro sentido... como pelado significar careca...). 
     Se você não entender a funcionalidade nem se esforçar, é fato que irá desistir e sentir-se frustrado por não ter alcançado o que almejou.
     Não é diferente de uma criança... ela também precisa se esforçar para conquistar seus alvos.
     Será fácil? Talvez... por isso escolhi iniciar esse projeto no segundo semestre, pois ao longo do primeiro conhecemos todo o mecanismo necessário para realizar a leitura... entendemos o padrão. Agora o que temos que fazer é treinar a fluência e tomar posse da liberdade que a leitura proporciona!


     Gostaram da ideia? Não é totalmente original... tive inspiração do Colégio Gente Grande.
     Digam aqui nos comentários suas ideias acerca desse assunto e compartilhem com os colegas.
     Lembrando que esse espaço é nosso e tem como objetivo dividir ideias e valorizar a nossa escolha: SER PROFESSOR! 💖

Até a próxima,
💋💖👸

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FICHAS DE LEITURINHA

 Oiê...     Aquecendo as turbinas para decolar em 5, 4, 3, 2, 1,0 💥🚀     Com essas fichas de leituras tenho a certeza de que os pequenos t...