sexta-feira, 2 de agosto de 2019

Reciclar não é preciso... é primordial!

Olá, Pessoas!!!

     Seguindo o tema Sustentabilidade e as ações derivadas dele, nesse post publicarei as atividades relacionadas a necessidade em RECICLAR, suas implicações e impactos na vida do meio ambiente.

Arte realizada com os Grafiteiros e catadores de lixo em Recife.
     Durante o primeiro momento de debates sobre o "Para onde vai nosso lixo?" (se você não viu essa publicação vou deixar aqui o link para entender como fiz) ouvi queixas dos alunos sobre seus pais não permitirem que reciclem os objetos com a alegação de que estariam "entulhando a casa com lixo". 😡 Ajuda eu, vai!?!
     Não tenho como objetivo desorganizar os combinados familiares, contudo é minha função proporcionar  mudança de pensamentos... reciclar hábitos,,, que acabam esbarrando na cultura familiar! Que cilada!!!! 😨

     Conversamos sobre o "entulhar" que não é nada legal.. e vamos combinar que isso não é nada sustentável!
     Muitos pensam que reciclar é pegar o que seria jogado na lixeira, colar barbante, palito de picolé e expor na estante de casa no mais precário estilo do DIY.
     Quando falei com a turma de reciclagem logo gritaram: "POTE DE MARGARINA VIRA PORTA TRECO... COFRINHO... PORTA LAÇO..." ou "GARRAFA PET VIRA PORTA TRECO... COFRINHO... PORTA LAÇO..."  😕 pensei... OI?!?
     Passamos por uma era que a criatividade está ficando falida... cada vez mais rara, pois tornou-se cafona transformar objetos em outras coisas... fazer com que muitos itens sejam fundidos e tornem outro que seja BONITO, sustentável e UTILIZÁVEL!
     Vemos sempre mais do mesmo... ou pior... projetos escolares que COMPRAM novos itens para construir conceitos de reciclagem através de coisas que serão jogadas no lixo pois não possuem funcionalidades.
     Onde foi parar o significado de RECICLAR? O que fizeram com as regras do 3 R's?


     Discutir esse tema é desformatar nossos pensamentos de adultos para voltarmos a pensar como crianças... sabe quando você sentava na cadeira e a desconstruía trazendo a realidade um lindo cavalo? É sobre isso que estou falando!
     Quem já ouviu falar das Leis da Imaginação de Vygotsky?
     Trata-se justamente do que perdemos ao tornarmos adultos e que com o auxílio das babás eletrônicas (celulares e tablets) não proporcionamos as nossos "pequenos gigantes"... e quando eles resistem instintivamente inventando algo logo recriminamos.
     Muitas cobranças, exigências para ontem... metas muito distantes de nossas realidades... ilhados e quase soterrados com acúmulos de funções (ensinar, tratar, cuidar, substituir...) nos obrigam a formatar as ideias e uniformizá-las, podando (arrisco dizer matando) a criatividade e a possibilidade do "se não fosse... o que seria?"

     O conceito de RECICLAR deve partir dos nossos pensamentos... do simples e famoso "ócio produtivo".
     Treinar o pensamento em transformar atitudes egocêntricas em ações positivas pensando no coletivo é o primeiro passo para RECICLAR. "Fazer para o outro o que eu gostaria de receber" é o ponta pé inicial para construir o conceito de reciclagem. Partindo de mim (micro para o macro), a reflexão de minhas ações e responsabilidades para com o outro estabelece o princípio da consciência de que o meio ambiente não é só árvore, bichinhos e água. NÓS SOMOS PARTE DO MEIO E FRUTOS DO MEIO... do ambiente em que estamos inseridos.

     Motivados por esse pensamento, buscamos entender o que significava a regrinha dos 3 R's e como se aplica em nossas vidas.
  
     REDUZIR o consumo, REUTILIZAR objetos de forma criativa e doar (roupas, calçados, livros...) objetos que não estão nos atendendo mais, RECICLAR no sentido real da palavra (verbo transitivo direto: submeter (algo) a reciclagem, a uma série de processos de mudança ou tratamento para reutilização.)



     
     Lembramos das lixeiras da Coleta Seletiva e através de encartes de mercados e farmácias trazidos pelos alunos, iniciamos uma baguncinha organizada recortando os itens previamente identificados separando inclusive, de modo oral, a matéria prima das embalagens dos produtos destacados entendendo que no descarte a caixa de papelão que embala os tubos de shampoo vai para uma lixeira e os tubos para outra, por exemplo.

     Em tempo: Valeu amigos da COMLURB pela compreensão e satisfação ao deixar nossa sala um primor pós tamanha tempestade de ideias. Meu agradecimento especial a vocês! 💖 


Durante o recorte dos itens fora observado a coordenação motora dos alunos e decorrente isso conversado com a professora de educação física para uma abordagem mais detalhada visando estratégias e tomadas devidas de ações multidisciplinares.


   
   

     Concluído. Que farra! 💕
     Depois dessa baguncinha de corta e cola fui cobrada aos gritos: "AGORA FALTA ESCREVER!", pasmem! 💋💁
     Então, lá fomos nós... mal eles sabiam que já estava tudo esquematizado 😝

  


     É claro que como uma professora coruja que sou, não poderia deixar de expor no corredor das salas essa fofura de trabalho (para o desespero da minha Diretora Chiqueréssima 👸 S2).
     Deixo registrado que colei os cartazes com fita crepe, Dirê... assim não danifica a pintura! 😝



     Gostaram? Utilizaram ideia parecida? Ficou inspirado com algo?
     Compartilha aqui nos comentários, compartilha com os colegas!
     Esse espaço é nosso!
     Vamos espalhar nossas ideias e carinho para com nossa profissão!
     Eu escolhi ser professora (em um outro post digo como foi..rsrsrrs) e me orgulho disso!



     Até a próxima,
💋💖👸

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FICHAS DE LEITURINHA

 Oiê...     Aquecendo as turbinas para decolar em 5, 4, 3, 2, 1,0 💥🚀     Com essas fichas de leituras tenho a certeza de que os pequenos t...