Não me canso de dizer aos alunos "Vamos brincar?"
Daí depois de levantar as mãos e fazer cara de louca (claro que tem que ser um combo...😜) ouço dos Nerds da sala "Ué... não vamos fazer o cabeçalho?"
😕
Pois é... até eles sabem que tem horas que precisamos ser chatos... mas quando podemos nos divertir... porquê não?!? 😋
Ainda no tema Folclore, após o maravilhoso momento de resgate a nossa cultura linda, assistimos aos vídeos de outras lendas do folclore em sala fazendo um cineminha com direito a degustação do Guaraná (bebida de índio valente) e a saborosa pipoca.
As turmas 1.102 (professora Idalice Ornellas) e 1.303 (professora Alessandra David) compartilharam desse momento dando prosseguimento a essa parceria que une a primeira série do ciclo de alfabetização com a última.
Assistimos a coletânea "Juro que vi", onde figuras conhecidas da mídia narram as lendas do folclore brasileiro (muitos reconheceram as vozes) em curtas animados lindíssimos. Se você não conhece vale muito a pena assistir e anexar ao acervo para incrementar as aulas. Vou deixar aqui o link da pesquisa para te facilitar.
Na segunda parte do projeto, foi chegada a vez de sistematizar o que foi aprendido com o cineminha e com a apresentação. Mas não significa que deveria ser feito de maneira convencional (ou não seria eu, né? 😝)
Óbvio que utilizamos o Caderno Pedagógico Carioca com suas atividades de interpretação de textos, produção escrita e raciocínio lógico-matemático que envolviam o tema Folclore com os descritores do bimestre.
Sempre estou mudando o layout da sala, e para essa semana de consolidação organizei em grupos distribuindo os alunos nos diversos níveis de leitura e escrita, compondo um grupo heterogêneo. O objetivo é trabalhar a Zona de Desenvolvimento Proximal (abordagem em postagens futuras, prometo).
Assim, projetei no quadro cruzadinhas e caça-palavras com os temas personagens do folclore e brincadeiras de criança.
Cada grupo (que possui o representante do dia) deveria indicar um integrante para jogar o dado e escrever a palavra correspondente ao número sorteado.
Somente os integrantes do grupo poderiam auxiliar ao escriba... mas sabe como é criança... foi um "vendaval" pois tooodooosss auxiliavam quem estava escrevendo a palavra...😍
Para finalizar a semana e o mês do Folclore construímos cartazes com dobraduras, produção de texto coletivo e escrita de frases sobre o personagem escolhido.
Escrita espontânea |
Até mais,
💋💖👸
🥰amando a forma que você se dedica com os alunos , sou muito grata por você ser professora da minha filha.
ResponderExcluirAgradecida pelo carinho e apoio!
ExcluirSomos a prova de que o casamento FAMÍLIA e ESCOLA existe. Essa combinação é o "segredo do sucesso".
Grata por me permitir fazer parte de sua história!
Bjussss :3
Que lindo, minha amiga! Saudades de ver de perto seu trabalho! 😍😘
ResponderExcluirAgradecida.
ExcluirÉ tanto carinho que não cabe em mim...
Bjuss :3
Inspiração!!
ResponderExcluirÉ o que sinto quando vejo seu carinho e dedicação.
😍🥰😍
Você arrasa!!
Agradecida!
ExcluirMeus pequenos gigantes merecem sempre o melhor!
É mais que satisfatório ver esses olhinhos arregalados e brilhantes todos os dias!!
Eles me motivam. S2
Bjuss :3