domingo, 1 de setembro de 2019

Entre Brincar e Aprender? Já disse... FICO COM OS DOIS!

Olá, Pessoas!

     Não me canso de dizer aos alunos "Vamos brincar?"
     Daí depois de levantar as mãos e fazer cara de louca (claro que tem que ser um combo...😜) ouço dos Nerds da sala "Ué... não vamos fazer o cabeçalho?" 
     😕
     Pois é... até eles sabem que tem horas que precisamos ser chatos... mas quando podemos nos divertir... porquê não?!? 😋

     Ainda no tema Folclore, após o maravilhoso momento de resgate a nossa cultura linda, assistimos aos vídeos de outras lendas do folclore em sala fazendo um cineminha com direito a degustação do Guaraná (bebida de índio valente) e a saborosa pipoca.





     As turmas 1.102 (professora Idalice Ornellas) e 1.303 (professora Alessandra David) compartilharam desse momento dando prosseguimento a essa parceria que une a primeira série do ciclo de alfabetização com a última.


     Assistimos a coletânea "Juro que vi", onde figuras conhecidas da mídia narram as lendas do folclore brasileiro (muitos reconheceram as vozes) em curtas animados lindíssimos. Se você não conhece vale muito a pena assistir e anexar ao acervo para incrementar as aulas. Vou deixar aqui o link da pesquisa para te facilitar. 



     Na segunda parte do projeto, foi chegada a vez de sistematizar o que foi aprendido com o cineminha e com a apresentação. Mas não significa que deveria ser feito de maneira convencional (ou não seria eu, né? 😝)
      Óbvio que utilizamos o Caderno Pedagógico Carioca com suas atividades de interpretação de textos, produção escrita e raciocínio lógico-matemático que envolviam o tema Folclore com os descritores do bimestre.

   
      Sempre estou mudando o layout da sala, e para essa semana de consolidação organizei em grupos distribuindo os alunos nos diversos níveis de leitura e escrita, compondo um grupo heterogêneo. O objetivo é trabalhar a Zona de Desenvolvimento Proximal (abordagem em postagens futuras, prometo).
     Assim, projetei no quadro cruzadinhas e caça-palavras com os temas personagens do folclore e brincadeiras de criança.

     Cada grupo (que possui o representante do dia) deveria indicar um integrante para jogar o dado e escrever a palavra correspondente ao número sorteado.
     Somente os integrantes do grupo poderiam auxiliar ao escriba... mas sabe como é criança... foi um "vendaval" pois tooodooosss auxiliavam quem estava escrevendo a palavra...😍


     Para finalizar a semana e o mês do Folclore construímos cartazes com dobraduras, produção de texto coletivo e escrita de frases sobre o personagem escolhido.


 

Escrita espontânea


 




 









      Gostaram? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe essas ideias.

Até mais,
💋💖👸






















    

6 comentários:

  1. 🥰amando a forma que você se dedica com os alunos , sou muito grata por você ser professora da minha filha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecida pelo carinho e apoio!
      Somos a prova de que o casamento FAMÍLIA e ESCOLA existe. Essa combinação é o "segredo do sucesso".
      Grata por me permitir fazer parte de sua história!
      Bjussss :3

      Excluir
  2. Que lindo, minha amiga! Saudades de ver de perto seu trabalho! 😍😘

    ResponderExcluir
  3. Inspiração!!
    É o que sinto quando vejo seu carinho e dedicação.
    😍🥰😍
    Você arrasa!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecida!
      Meus pequenos gigantes merecem sempre o melhor!
      É mais que satisfatório ver esses olhinhos arregalados e brilhantes todos os dias!!
      Eles me motivam. S2
      Bjuss :3

      Excluir

FICHAS DE LEITURINHA

 Oiê...     Aquecendo as turbinas para decolar em 5, 4, 3, 2, 1,0 💥🚀     Com essas fichas de leituras tenho a certeza de que os pequenos t...