domingo, 1 de setembro de 2019

Você sabe o que é FOLCLORE?

Olá, Pessoas!!

     Eu já disse que o mês de Agosto foi fantástico?
     Então... o mês de Agosto foi FANTÁSTICO!! 🌟


    A professora Alessandra David (Turma 1.303) compartilhou com a nossa turma seu projeto "Lendas Vivas" e trabalhamos em conjunto para proporcionar aos pequenos gigantes um  momento de resgate a nossa Cultura.

     Representação de alguns mitos, cantigas de rodas, brincadeiras de criança (quando digo criança é criança em sua essência mesmo... sem aparelhos eletrônicos!), adivinhações... tudo que nossos avôs faziam e que com a "modernidade" está ficando para trás.

     Reunimos no auditório da escola o ciclo de alfabetização para celebrarmos esse momento.
     Nada paga aqueles olhinhos curiosos👀 que o cenário montado já os proporcionavam ao entrar no espaço.💕
     Explicar o que é Folclore se fazia necessário, pois é a representação da Cultura de nosso povo... a expressão de nossas lutas e vitórias através da arte popular que ecoa de geração a geração e precisa ser perpetuada.
     Entender que Folclore não é apenas os mitos, mas toda e qualquer representação do povo... aprender que eu e você fazemos parte do folclore mesmo não estando em livros nas conceituadas bibliotecas ou aclamados por multidões. 
     Representamos nossos costumes, crenças, histórias e musicalidade no hoje, no agora... e isso nos constitui personagens de uma história muito maior que os livros podem conter... constituímos a História de Vida... de nossas vidas que devem ser respeitadas e valorizadas em todas suas diferenças.

     Assim, cada lenda era representada... vivenciada... experimentada... e como não dizer curtida por todos... alunos das classes regulares e especial, professores e funcionários.
     Por instantes retornamos ao passado... sentados todos... reunidos para ouvir as histórias que davam medo, mas também traziam coragem e desejo de recontá-las.

  Recebemos a visita da linda Iara, da temida Cuca, do misterioso Lobisomem, da rápida Mula sem cabeça... Conhecemos a lenda de Naiá, nossa formosa e sonhadora Vitória Régia, como a vida transforma as lágrimas em sorriso com a lenda do Guaraná e aprendemos quão valioso é doar-se em prol do outro com a lenda do Milho.
     Sem contar que cantamos... ah, cantar!! 💖
     A música iguala a todos... com ela não há idade, tamanho, limites! A música é libertadora!
    Cantamos as cantigas de rodas que trazem a nostalgia de nossas infâncias na casa da vovó... um quintal de terra batida com os primos e muuuitoooosss espinhos cravados nos pés e no final do dia, após trocarmos nossa cor de pele pelo barro e terra ainda gritávamos bem alto em protesto, ao som de nossas mães chamando para irmos embora " poooxxaaaaa... nem brincamos naaadaaaa!" #SaudadesDesseTempo  
         Também brincamos de adivinhações... brincadeira que exige concentração!
     Ouvir, pensar para desvendar o enigma... assim simples desse jeito... usando apenas a mais maravilhosa máquina que possuímos... nosso CÉREBRO.
     Pedra, papel e tesoura... Escravos de Jó (só Deus..kkk)... valorizar as brincadeiras que estavam empoeiradas.
     Ainda dá para ser criança!
     Para terminar, saboreamos a maravilhosa pipoca presenteada pela Tia Lúcia, nossa diretora adjunta, que ficou tão curiosa e fascinada como nossa platéia! 💖 

     Alessandra e eu, agradecemos imensamente o carinho de todos os professores e funcionários que colaboraram para a realização desse momento... tudo muito simples, mas idealizado com muito amor objetivando oportunizar aos nossos pequenos gigantes um momento diferenciado de aprendizado.

    Gostou? Você gosta desse tipo de movimento na sua escola? Também realizou atividades diferenciadas para comemorar esse dia? Comente aqui embaixo o que foi feito na sua escola e compartilhe essa ideia.
     Juntos temos a capacidade de viajar cada vez mais alto!
     
Até mais,
💋💖👸















Nenhum comentário:

Postar um comentário

FICHAS DE LEITURINHA

 Oiê...     Aquecendo as turbinas para decolar em 5, 4, 3, 2, 1,0 💥🚀     Com essas fichas de leituras tenho a certeza de que os pequenos t...