quarta-feira, 18 de setembro de 2019

:: Famílias silábicas simples, mas não tão simples assim! ::

Olá, pessoas!

     Vou compartilhar com vcs hj as famílias silábicas simples que construí partindo do princípio do micro para o macro (sílabas para o texto) tendo como ponto de vista que caso a criança ainda precise de um apoio para a leitura de palavras ela pode recorrer ao registro anterior (mas na mesma folha) incentivando aos alunos a pesquisar sempre em uma fonte quando a dúvida aparecer.
      Essa ideia surgiu partindo do pressuposto que na sala de aula temos os apoios visuais, mas quando enviamos a ficha de leitura para casa os cartazes não acompanham... e em outros casos há a necessidade de ficar indo e vindo com as folhas do caderno para buscar o apoio.

     Vc pode até estar pensando: 
         "Puxa, Idalice... logo vc que gosta de atividades lúdicas apresentar algo tão tradicional?? Isso não passa da boa e velha cartilha! Por favor, né?!?"
     Vc tem toda razão! Segue sim o princípio da cartilha do tempo do rococó... maaaasssss entenda que aprendemos por... REPETIÇÃO!
     Quando entendemos uma padronagem isso se torna identificável em qualquer situação... assim: se a pessoa entende que M com A faz MA, M com E faz ME, M com I faz MI... assimilando essa padronagem ela vai deslanchar em qualquer outra família silábica.
     Por essa razão não sigo a sequência alfabética para apresentar as famílias silábicas, pois a ideia é apresentar ao aluno essa "lógica de padrão" de uma só vez.
     Treinando, treinando e treinando "entra no sangue".
     Presenciei um aluno que não compreendia de modo algum a família do B, mas a do M ele foi que uma beleza... vai entender!
     Por essa experiência reforcei minha ideia e fui aprimorando aos poucos.
     Claro que tive uma mentora maravilhosa... uma amiga de trabalho fabulosa chamada Raquel, que foi minha parceira de turma no meu primeiro ano de município num CIEP que faz parte do menor IDH do Rio de Janeiro.
     Com a ideia dela e estudando um pouco sobre o método Lea Dupret, cheguei a esse modelo que vou disponibilizar pra vcs nessa postagem. Vale muito a pena dar uma olha nesse método da Lea, pois assim como o Montessoriano, muitas pessoas qualificam apenas para crianças especial (com deficiências) mas penso diferente... se dá certo com crianças com necessidades cognitivas, imagine com as ditas normais! Até porque atende a todas e respeita o ritmo de cada uma.
     Normalmente sigo a sequência seguinte:
              1º grupamento: P M N V D
              2º grupamento: B R S L T
              3º grupamento: C G J X Z F    (Apresento Ce, Ci e Ge, Gi junto com as demais)   
                
















   

Breve postarei as complexas.
     Gostou? Já utilizou algo parecido ou o próprio método da Lea Dupret? Deixe seu comentário contando suas experiências.
     Compartilhe essa ideia com os amigos!
     Vamos aumentar a nossa rede de amantes da Alfabetização.
💋💖👸

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FICHAS DE LEITURINHA

 Oiê...     Aquecendo as turbinas para decolar em 5, 4, 3, 2, 1,0 💥🚀     Com essas fichas de leituras tenho a certeza de que os pequenos t...